segunda-feira, 2 de abril de 2007

Estágio no Cedoc

experiências Valeska Medeiros


Após um mês de experiência na empresa Informativa fiquei algumas semanas só estudando e cuidando de casa. Em uma manhã de aula, inesperadamante, recebemos a visita do coodenador do curso de Jornalismo, Msc. Jacir Zanatta, que nos comunicou a abertura de uma vaga de estágio no Centro de Documentação (Cedoc) da UCDB. Logo fiquei interessada, pois o trabalho envolveria o manuseio de um acervo rico sobre as populações indígenas.


Porém logo de início tive uma decepção, não poderia concorrer a vaga de estágio, porque a remuneração do trabalho seria feita através de bolsas com descontos na mensalidade, e eu já possuo bolsa integral.

Mas não desisti, fui até o Cedoc e conversei com o Fernando Azambuja, coordenador de trabalho no centro, e expliquei minha situação, e se poderia participar do estágio só por aprendizado. O Fernando desde o princípio foi muito atencioso e disse que conversaria com seus superiores para avaliar a possibilidade de eu estar fazendo um estágio voluntário.


Algumas semanas após a conversa, finalmente, recebi um telefonema do Fernando que disse que dentro de alguns dias poderia iniciar o estágio. Nossa! Fiquei super feliz e ansiosa.

No primeiro dia de estágio fui apresentada a toda equipe do Neppi (Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas) e a Nataly Foscaches, acadêmica do 7º semestre de jornalismo, que me mostrou o trabalho que estaria desenvolvendo.

O Neppi e o Cedoc são grandes fontes de pesquisa e aprendizado, pois estou em contato direto com os acadêmicos indígenas, e digo a todos que a cada dia de trabalho é um novo aprendizado, pois poucos tem a vivência. É uma oportunidade única para conhecer um pouco dos costumes, cultura e crenças das diversas etnias de Mato Grosso do Sul.



Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Wedding Dresses. Powered by Blogger